Faz hoje precisamente 10 anos, que Britney Spears lançou o seu terceiro álbum simplesmente intitulado de "Britney".
Vendeu ao todo, 15 milhões de cópias pelo mundo inteiro e foi dupla platina em Portugal vendendo 40 mil cópias, Este álbum foi um marco na carreira de Britney, ao fazer a transição de cantora Bubblegum Pop adolescente para uma cantora com um estilo mais Dance Pop e Urbano, voltada para o público mais adulto.
Das 15 faixas, 7 foram co-escritas por Britney. Este álbum foi mais pessoal que os 2 anteriores, onde Britney se expressa em várias das suas músicas como se sente e a maneira como vê o mundo.
Confere o encarte do álbum, CD, capa e contra-capa:
Clica nas imagens para as visualizares maiores
Faixas (European Edition):
01. I'm A Slave 4 U (Chad Hugo, Pharrell Williams) 3:23
02. Overprotected (Max Martin, Rami Yacoub) 3:18
03. Lonely (Britney Spears, Josh Schwartz, Brian Kierulf, Rodney Jerkins) 3:19
04. I'm Not A Girl, Not Yet A Woman (Max Martin, Rami, Dido) 3:51
05. Boys (Hugo, Williams) 3:26
02. Overprotected (Max Martin, Rami Yacoub) 3:18
03. Lonely (Britney Spears, Josh Schwartz, Brian Kierulf, Rodney Jerkins) 3:19
04. I'm Not A Girl, Not Yet A Woman (Max Martin, Rami, Dido) 3:51
05. Boys (Hugo, Williams) 3:26
06. Anticipating (Spears, Schwartz, Kierulf) 3:16
07. I Love Rock 'N' Roll (Alan Merrill, Jake Hooker) 3:06
08. Cinderella (Martin, Rami, Spears) 3:39
09. Let Me Be (Spears, Schwartz, Kierulf) 2:51
10. Bombastic Love (Martin, Rami) 3:05
11. That's Where You Take Me (Spears, Schwartz, Kierulf) 3:32
12. When I Found You (Jörgen Elofsson, Dan Hill) 3:36
07. I Love Rock 'N' Roll (Alan Merrill, Jake Hooker) 3:06
08. Cinderella (Martin, Rami, Spears) 3:39
09. Let Me Be (Spears, Schwartz, Kierulf) 2:51
10. Bombastic Love (Martin, Rami) 3:05
11. That's Where You Take Me (Spears, Schwartz, Kierulf) 3:32
12. When I Found You (Jörgen Elofsson, Dan Hill) 3:36
13. Before The Goodbye (Spears, Brian Transeau, Schwartz, Kierulf) 3:50
14. What It's Like to Be Me Feat. Justin Timberlake (Justin Timberlake, Wade Robson) 2:50
Deste álbum, foram lançados 5 singles e 2 singles promocionais (clica nos links para veres os vídeos):
I'm A Slave 4 U: é o primeiro single do álbum. Este single foi considerado um marco na carreira de Britney, que deixou de lado a imagem de "menina inocente" adquirida com os seus dois álbuns anteriores. Inicialmente, o primeiro single do álbum seria uma canção chamada "Before The Good-Bye", mas a gravadora achou melhor colocar I'm A Slave 4 U pois teria um impacto maior. É um dos melhores vídeos da carreira de Britney, onde ela mostra as suas excelentes habilidades como bailarina e também é considerado por vários críticos, um dos vídeos mais sexy de sempre.
Overprotected: é o segundo single lançado em 2001. A letra reflete sobre o quanto ela é superprotegida por todos, e quer respostas para saber "o que fazer com a sua vida" e "como saber o que é certo" (parte do refrão principal. "Overprotected" é uma das músicas mais veneradas pelos seus fãs, sendo para muitos considerada a melhor. É uma música forte, com batidas pesadas e rápidas, destacando-se principalmente os trabalhos vocais. A música recebeu uma indicação aos Grammys com "Melhor Performance Pop Vocal Feminina".
Overprotected (Darkchild Remix) Single lançado apenas nos EUA: é a versão remixada do single Overprotected, considerado também como um single. Este videoclipe foi lançado nos Estados Unidos, e é um dos quais ela está mais bonita. No videoclipe desta versão remix da música, Britney e mais algumas outras "superprotegidas", optam por fazer coreografias com o auxílio de um jogo de luzes, o que dá um efeito magistral aos passos de dança. Britney mostra num sensual vídeo, a negatividade que os media já na altura relatavam sobre a sua vida e carreira.
I'm not a Girl, not yet a Woman: é o terceiro single do álbum. Durante o primeiro trimestre de 2002, "I'm Not a Girl, Not Yet a Womam" foi lançado como o segundo e o terceiro single dependendo do país. Com isso, o single tornou-se o décimo e décimo primeiro single de Britney nos Estados Unidos e do Reino Unido, respectivamente.
Foi parte da trilha sonora do filme Crossroads (DVD Movie), onde Britney fez sua estréia como actriz. A letra da musica centra-se numa rapariga em transição da sua vida. A estrutura musical da canção é criada com base na melodia de uma guitarra, como uma balada.A canção conseguiu uma recepção positiva da crítica, que categorizou-a como uma "reflexão" pessoal do que viveu a mesma transição na idade de Britney, na época.
O vídeoclipe foi dirigido por Wayne Isham. A história do vídeo mostra Britney cantando em uma grande ravina, solitária. Uma das duas edições que criou, também apresenta cenas do filme Crossroads. "I'm Not a Girl, Not Yet a Womam" não foi um grande sucesso comercial, assim como outros singles do álbum.
O vídeoclipe foi dirigido por Wayne Isham. A história do vídeo mostra Britney cantando em uma grande ravina, solitária. Uma das duas edições que criou, também apresenta cenas do filme Crossroads. "I'm Not a Girl, Not Yet a Womam" não foi um grande sucesso comercial, assim como outros singles do álbum.
I love Rock 'N' Roll: é o quarto single. A música foi usada no seu filme, Crossroads, no ano de 2002. A personagem Lucy, interpretada por Britney, canta a música num bar de karaoke. Britney, falou sobre a música: "Eles pediram-me para cantar num karaoke no filme Crossroads e eu já cantei "I Love Rock 'n' Roll" em vários clubes aonde estive." Britney revelou publicamente, que a canção original é umas de suas favoritas.
Boys (Co-Ed Remix) : é o quarto single lançado nos Estados Unidos e na Inglaterra, e em alguns países o quinto. A canção lançada como single foi um remix produzido pelos próprios The Neptunes, que foi chamado de "The Co-Ed Remix", com a participação de Pharrell. Na versão original, Britney canta sozinha. O single foi tema do filme Austin Powers And The Goldmember, onde Britney faz uma pequena participação cantando a sua música.
Thats Where You Take Me: Single promocional, lançado como single apenas nas Filipinas e atingiu o numero #1 no país. Como estava em turnê Britney não pôde gravar este clipe, porém devido ao grande sucesso nas reproduções da música a gravadora resolveu fazer um videoclipe para "That's Where You Take Me". O videoclipe conta com vídeos e imagens dos bastidores das performances da Dream Within A Dream Tour, ensaios para a sua performance de 2001 do Video Music Awards, sessões de fotos, entre outros.
Antes do lançamento do álbum, Britney fez uma estrondosa e lendária performance, nos VMA de 2001, para promover o 1º single: "I'm A Slave 4 U". Na premiação, Britney subiu ao palco enjaulada com um tigre, com uma sensual roupa verde e surpreendeu todos ao usar uma enorme cobra á sua volta. Foi a primeira vez que o grande público ouviu a canção. Esta é considerada uma das melhores performances da sua carreira.Vê a performance aqui.
Também ainda antes do lançamento do álbum, Britney fez o "Diary of Britney Spears" um programa da MTV, onde entre outras coisas, Britney mostrou como se estava a preparar para a sua nova "Era".
Para a divulgação do álbum, Britney fez com a MTV um grande especial, "Total Britney Live", com aparições de Justin Timberlake, Wade Robson e várias performances e tributos especiais. Vê o especial completo aqui.
Britney fez uma grandiosa tour para a promoção do álbum, a "Dream Whitin a Dream Tour" que é considerada pelos seus fãs, a sua melhor tour até hoje e o melhor show de sempre! A 22 de janeiro de 2002 foi lançado o DVD desta tour: "Live From Las Vegas".
A "Dream Whitin a Dream Tour" terminou no inicio de Agosto de 2002, num conturbado show na Cidade do México, que teve de ser interrompido quando ia a meio, devido a uma forte tempestade que colocaria Britney em risco com todos os efeitos especiais usados em palco. Os fãs ficaram tão transtornados que acabaram por atirar objetos no palco após a saída de Britney.
Quando Britney chegou ao país, centenas de paparazzi rodearam o carro em que ela estava e ela acabou por perder a paciência, abrindo a janela e mostrando o dedo do meio. Isso gerou uma grande confusão, já que a imprensa mexicana colocou isso como uma ofensa ao país. Foi lançado em DVD, um documentário sobre os três conturbados dias que Britney passou no país: "Stages: Three Days in México."
Foi ainda lançado para promover o álbum, outro DVD "Britney: The Videos", um jogo multi-plataforma "Britney's Dance Beat" e uma edição limitada do álbum "Britney" com CD e DVD.
Passados 10 anos, podemos concluir que o álbum "Britney" foi sem dúvida, o seu álbum mais divulgado e promovido até hoje e essa "era" foi uma das melhores na carreira Britney, que a consolidaram como a Princesa da Pop e como uma das maiores performers do mundo. Like that!
1 comentários:
Britney Diva esse album e um dos melhores por mais que eu amo todos.
Enviar um comentário